Identification to the taxonomic level Species of organisms of Phylum Phoronida observed in all M@rBis campaigns
Geographic location of the specimens identified at taxonomic level Species of Phylum Phoronida resulting from observations in the scope of the M@rBis project campaigns (2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016). This dataset includes the occurrences of organisms identified only at the taxonomic level Species.
Simple
- Date (Creation)
- 2015-05-31
- Citation identifier
- 02b189da-162a-11e7-a464-a0d3c14ce78e
- Purpose
-
O objetivo principal das campanhas M@rBis é cartografar e caracterizar as espécies e habitats marinhos entre os 5m e os 45m de profundidade nas zonas escolhidas. As amostras e fotografias recolhidas pelos participantes são tiradas, analisadas, identificadas e catalogadas a bordo. Posteriormente, toda a informação adquirida é introduzida no sistema M@rBis.
- Status
- On going
- Point of contact
-
Organisation name Individual name Electronic mail address Role Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental
Inês Tojeira
Point of contact
- Maintenance and update frequency
- As needed
-
GEMET - INSPIRE themes, version 1.0
-
-
Distribuição das espécies
-
-
Thesaurus SNIMar v.1.0
-
-
Biodiversidade e Conservação Marinha
-
-
Thesaurus SNIMar v.1.0
-
-
Filo
-
-
Thesaurus SNIMar v.1.0
-
-
Ilha de Santa Maria
-
-
Thesaurus SNIMar v.1.0
-
-
Espécie
-
-
Thesaurus SNIMar v.1.0
-
-
Phoronis australis
-
-
Thesaurus SNIMar v.1.0
-
-
M@rBis
-
-
Thesaurus SNIMar v.1.0
-
-
Phoronis hippocrepia
-
- Use limitation
-
É interdita a comercialização da informação disponibilizada. A sua incorporação em documentos publicados implica sempre a citação da fonte. Qualquer outra utilização carece de autorização expressa da EMEPC, que se reserva o direito de estabelecer as condições para essa autorização.
- Access constraints
- Restricted
- Use constraints
- Restricted
- Other constraints
-
Os termos e condições em que os dados ou amostras podem ser cedidos e utilizados estão regulados num termo de responsabilidade que tem de ser assinado pelo requerente. Se deseja fazer um pedido de cedência de amostras biológicas à EMEPC deve descarregar o ficheiro "Termo de Responsabilidade": https://www.emepc.pt/images/geral/termo_de_responsabilidade_pt2016.pdf , preencher, assinar e enviar para patricia.conceicao@emepc.mam.gov.pt .
- Spatial representation type
- Vector
- Denominator
- -1
- Language
- English
- Language
- Portuguese
- Character set
- UTF8
- Topic category
-
- Biota
- Reference system identifier
- EPSG / http://www.opengis.net/def/crs/EPSG/0/4326
- Distribution format
-
Name Version SDE Feature Class
versão desconhecida
- Distributor contact
-
Organisation name Individual name Electronic mail address Role Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental
Inês Tojeira
Distributor
- OnLine resource
-
Protocol Linkage Name http://geoportal.snimar.pt/emepc/geoserver/speciesPhylumPhoronida/wfs http://geoportal.snimar.pt/emepc/geoserver/speciesPhylumPhoronida/wms
- Hierarchy level
- Dataset
Extent
- Dataset
-
02b189da-162a-11e7-a464-a0d3c14ce78e
Domain consistency
- Date / Time
- 2015-05-31T00:00:00
Conformance result
- Date (Publication)
- 2010-12-08
- Explanation
-
Ver a especificação citada.
- Pass
- No
- Statement
-
Intertidal: Nas Campanhas M@rBis as amostragens na zona intertidal foram efetuadas recorrendo à recolha direta, de exemplares conspícuos, e por meio de raspagens os inconspícuos. Foram colocados transeptos de 50 m de forma perpendicular ao mar; foram ainda colocados de forma aleatória ao longo destes transeptos quadrados de amostragem de 50x50 cm, divididos em subquadrados (10x10 cm). As amostras raspadas foram recolhidas nos quadrados 50x50 cm e as amostras conspícuas foram recolhidas nos quadrados, ao longo do transepto (fora dos quadrados) e também no intertidal (fora dos transeptos e quadrados).Subtidal: As amostras recolhidas em subtidal no âmbito das campanhas M@rBis, foram recolhidas por mergulhadores utilizando o mergulho com escafandro autónomo. Os registos dos peixes foram realizados através de censos visuais utilizando transetos, por faunística e por identificação de fotografias subaquáticas tiradas ao longo do mergulho. Os registos dos invertebrados e algas foram identificados por meio de recolha manual e por identificação de fotografias subaquáticas.Mar Profundo: As amostras de mar profundo recolhidas no âmbito das campanhas M@rBis foram obtidas através do uso de um veículo de operação remota, ROV LUSO modelo Bathysaurus XL, e especificamente com recurso a um amostrador biológico (sugadora) com 5 câmaras diferenciadas, uma caixa de amostragem compartimentada, 2 manipuladores (um de 7 e outro de 5 funções - garra) e 4 garrafas de Niskin (para recolha de águas). Possuí ainda uma câmara de vídeo de alta resolução (HD) com 2 lasers de escala e uma câmara fotográfica para recolha de vídeo e imagens.BioMar PT: As amostragens no âmbito do projeto BioMar PT foram efetuadas nas marinas ao longo da margem norte do estuário do Tejo. Estas amostragens consistiram em raspagens de quadrados de 20x20 cm e uma amostragem indiferenciada para os espécimes conspícuos ao longo dos pontões.Apneia: As amostras recolhidas em apneia no âmbito das campanhas M@rBis, foram recolhidas por mergulhadores sem utilização de escafandro autónomo. Os registos foram realizados através de identificação de fotografias subaquáticas tiradas ao longo do mergulho.Para obter informação mais pormenorizada: taxa, metodologia de amostragem ou informação associada ao registo, contactem o projeto M@rBis (link de cedência de dados).
Metadata
- File identifier
- 02b189da-162a-11e7-a464-a0d3c14ce78e XML
- Metadata language
- Portuguese
- Character set
- UTF8
- Hierarchy level
- Dataset
- Date stamp
- 2017-04-11
- Metadata standard name
-
Perfil SNIMar
- Metadata standard version
-
v.0.9.3
- Metadata author
-
Organisation name Individual name Electronic mail address Role Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC)
Inês Falcão
Point of contact
- Other language
-
Language Character encoding English UTF8